Esgoto toma conta de calçada na Alameda São Boaventura, no Fonseca.

Para conseguir passar pela calçada tomada pelo esgoto, a aposentada Rita de Cássia precisou de ajuda. Foto: Marcelo Feitosa

Concessionária realizou reparo. Pedestres foram obrigados a se esquivar para evitar “banho” de esgoto. Moradores reclamam de vazamento e dizem que problema é recorrente

Moradores da Alameda São Boaventura no Fonseca, em Niterói, reclamam de um vazamento de esgoto que se formou próximo ao número 561 da via. Litros de esgoto brotavam das galerias, a calçada estava tomada, carros levantavam a água e os pedestres tinham que se esquivar para não se molhar. Foi o que aconteceu com a aposentada Rita de Cássia, de 75 anos, que precisou da solidariedade das pessoas para conseguir passar pelo local. 
“Eu já não aguento mais isso aqui, há muitos anos o esgoto na Alameda fica exposto nas calçadas, mas hoje a Águas de Niterói se superou. Nunca vi uma correnteza desta na calçada, um caminhão passou em alta velocidade e jogou uma verdadeira onda de esgoto em cima de mim, estou arrasada, humilhada. Se não fosse a moça que voltou pra me ajudar, talvez eu tivesse caído nesta lama”, denuncia a aposentada.
A cena era inusitada, um verdadeiro pântano se formou nas garagens de um prédio. O corredor da casa ao lado ficou cheio de esgoto, impossibilitando os moradores de passar pelo local. “Isso aqui está uma vergonha, não dá nem pra gente entrar em casa. Já vi isso aqui outras vezes, mas deste jeito não. Acho que a Águas de Niterói precisa resolver de vez, quem sabe mudando a instalação de esgoto da região, já que as contas dos moradores chegam pontualmente em nossas casas”, diz Janete Guimarães, moradora da região.
Segundo a dona de casa, Débora Pereira, a concessionária que administra o serviço já foi avisada diversas vezes sobre o problema, que teve o seu pico ontem. 
“Esse problema já existe há quatro anos, mas ninguém faz nada, desta vez piorou. Para se ter uma ideia, no ano passado decidi retirar minha filha de uma escola e a matriculei em outra para tentar escapar dos frequentes vazamentos de esgoto na calçada”, comenta.
Águas de Niterói informou que enviou uma equipe ao local e que foi identificada uma obstrução, devido a uma grande quantidade de material indevido jogado na rede de esgoto. A concessionária já realizou o reparo e o problema foi resolvido.

Por: Geovane Mendes                  O FLUMINENSE