IML do Barreto será inaugurado em setembro

 
Duas obras muito esperadas serão inauguradas simultaneamente no próximo mês em Niterói. As obras da 81ª DP (Itaipu) e do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica de Niterói (PRPTC) ficarão prontas no final de agosto e serão inauguradas no início de setembro.
A chegada do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica, conhecido também como Instituto Médico Legal (IML) promete desafogar o posto de Tribobó, em São Gonçalo, que costuma receber óbitos e ocorrências de Niterói. O posto era para ser entregue em 2011 quando ficou pronto, mas uma disputa entre fornecedores de equipamentos de necropsia culminou no atraso do processo. Como a lei garante às empresas essa prerrogativa de recursos, a licitação acabou atrapalhando o processo.
De acordo com a assessoria de imprensa do Programa Delegacia Legal, o Tribunal de Justiça, através de convênio para execução da obra, entregou para o Estado o novo prédio do Posto situado na Avenida Comandante Garcia D’Ávila, nº 51, Barreto, para que o Estado providenciasse a montagem e a implantação da tecnologia para abrigar os serviços do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
O Tribunal de Justiça investiu R$ 5.165.982,12 nas obras do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica de Niterói (PRPTC) e Governo do Estado do Rio de Janeiro investiu R$ 1.738.480 na compra de equipamentos de necropsia.
Os Postos Regionais de Polícia Técnica-Científica dão importante apoio nas investigações policiais, além de estarem interligados ao banco de dados da Polícia Civil, facilitando o trabalho dos Institutos instalados nos postos regionais. O Estado já implantou PRPTCs em São Gonçalo, Campo Grande, Campos de Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda.