A luz no fim do Mergulhão

A luz no fim do Mergulhão



A poucas horas da entrega da tão aguardada passagem subterrânea no Centro de Niterói, a hora é acelerar os trabalhos para dar tempo de terminar tudo. Ontem, operários instalaram a iluminação do mergulhão, que receberá o nome de Túnel Ângela Fernandes.
As luminárias recebiam o toque final e eram testadas pelos funcionários.
Além disso, o asfalto estava sendo finalizado em uma das entradas do mergulhão, assim como a pintura e o sistema de escoamento de água. Segundo um dos funcionários, que não quis se identificar, o trabalho deve acontecer por 24 horas até amanhã, véspera da entrega. Hoje e quinta deverá acontecer uma limpeza geral das pistas subterrâneas e das exteriores.
As obras do mergulhão começaram na gestão passada e ficaram paradas por meses. Na atual gestão, as intervenções passaram por uma nova análise, realizada em conjunto com o governo do Estado.
Foi necessário fazer a injeção de cimento líquido (jet grouting) nas estruturas do mergulhão para dar mais segurança à laje da obra.
A outra iniciativa citada foi o rebaixamento do lençol freático. Para garantir a segurança da obra foram colocadas estacas-raízes. Ao todo, 284 foram instaladas.