Sem Perimetral, trânsito para em Niterói e no Rio

Sem Perimetral, trânsito para em Niterói e no Rio

O primeiro dia útil de interdição do Elevado da Perimetral foi marcado pelo caos. O fechamento de uma das saídas da Ponte Rio-Niterói causou engarrafamentos em diversos pontos do Rio de Janeiro, atrasando muita gente para a chegada ao trabalho. A passagem pela Ponte, que costuma durar 15 minutos, no sentido Rio, chegou a 27 minutos e de acordo com a CCR foram identificados diversos pontos de lentidão no decorrer da via, mas principalmente nas saídas. Para piorar ainda mais o congestionamento, uma manifestação de funcionários do Consórcio Porto Novo na Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária do Rio, ocasionou na interdição da via por volta de 8h10min (horário de pico). Houve pontos de retenção dos acessos à Ilha do Mocanguê e também na altura no Vão Central. Cerca de 300 funcionários interditaram a via reivindicando por melhorias salariais. Para intensificar o trânsito caótico o asfalto da Via Binário cedeu por volta de 11 horas quando um caminhão passou pela via. 
“Fiquei por quase uma hora na Ponte para atravessar. Na saída estava um engarrafamento insuportável. Eu deveria chegar às 9 horas no trabalho, mas só cheguei 10h”, lamentou a recepcionista, Ivone Soares, de 26 anos.
Para tentar fugir do caos muita gente optou por utilizar as Barcas, que registrou um aumento de 28,3% no número de passageiros transportados durante o rush da manhã. Até as 10h, 44.338 pessoas utilizaram o serviço de transporte aquaviário. Passaram pela Estação Praça Arariboia, no Centro de Niterói, 33.053 usuários, número 28% maior em relação à média das segundas-feiras úteis do mês de outubro. Na linha seletiva Charitas-Praça XV, o aumento foi de 30,3% se comparado a esse mesmo período. Apesar da grande demanda, todas as linhas da concessionária operaram normalmente. Os milhares de pessoas que optaram pela CCR Barcas para chegarem ao seu destino, nesta primeira manhã de dia útil sem o elevado, não tiveram problemas. 
Em Niterói não houve registro de congestionamento, segundo a NitTrans. De Icaraí ao Centro pela Paulo Alves, São Sebastião, Andrade Neves e Rink, o movimento foi normal. Na Roberto Silveira, Marquês do Paraná e Jansen de Melo também. Já na Rodovia Niterói-Manilha (BR-101) houve retenção na pista sentido Niterói, do km 315 ao km 321, entre as regiões de São Gonçalo e da Avenida do Contorno (RJ), devido ao fluxo na chegada a Niterói (RJ) e devido. Mesmo com o congestionamento, a Autopista Fluminense, informou que o fechamento da Perimetral não impactou no trânsito da BR-101/RJ. Uma das medidas da Autopista Fluminense para manter a fluidez do trânsito é manter, nos pontos de maior movimento e em possíveis trechos com retenção, operadores de tráfego que auxiliam no escoamento do trânsito e orientam motoristas. Painéis de mensagens também são usados, de acordo com as necessidades.