UPP EM NITERÓI, FICA EM SEGUNDO PLANO

UPP EM NITERÓI, POR QUE NÃO?
Mais uma vez os planos de se ter uma Unidade de Polícia Pacificadora em Niterói ficaram em segundo plano.
Em reunião ontem entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Luís Castro Menezes, e a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, foi sacramentada a implantação de duas Companhias Destacadas, uma no Morro do Estado e outra em local a ser definido.

O modelo tem sido utilizado amplamente pelo estado, como recentemente no Morro da Covanca, no Rio. As unidades de Niterói deverão ser implementadas a partir de dezembro.
Além disso, houve o anúncio do aumento do efetivo do 12º BPM, a melhoria de instalações e a utilização de um prédio público no qual será utilizado para a implementação de uma nova sede para a Delegacia de Homicídios. 
Para o prefeito Rodrigo Neves, mesmo com o aumento da criminalidade na cidade após as instalações de UPPs no Rio de Janeiro, as ações da secretaria são importantes para aumentar a segurança em Niterói. 
“Fico bastante satisfeito com essa iniciativa, pois desde a fusão, quando perdeu a condição de capital do antigo estado do Rio, Niterói vem perdendo efetivo. Nesse período sempre houve dificuldades de integração entre as forças de segurança. Segurança Pública exige ações integradas e planejadas para o curto, o médio e o longo prazo. Não há soluções mágicas, mas acredito que o secretário Beltrame, com essas propostas, adota uma posição afirmativa para devolver a tranquilidade ao cidadão de Niterói”, disse o prefeito.
Com a instalação de UPPs em diversos pontos do Rio, os moradores de Niterói ficaram acuados com o aumento da criminalidade. Nos meses de junho e julho de 2012, houve 160 apreensões de drogas em Niterói, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. No mesmo período deste ano foram 256, um aumento de 62,5%. Em agosto de 2012, aconteceram 28 homicídios, enquanto no mesmo período deste ano 60 foram registrados, um aumento de mais de 100%.