RÉPLICA DA CATEDRAL DE APARECIDA DO NORTE É INAUGURADA NO BARRETO


Domingo, 09 de março de 2014. Foi inaugurado a réplica da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Aparecida do Norte localizada na Rua B, Morro do Pires-Barreto, solenidade de inauguração e bênção teve a presença do Padre Marcelo da Igreja São Sebastião localizada no Barreto.


No interior da replica encontra-se uma escultura da Nossa Senhora de Aparecida protegida por um vidro e com iluminação própria para noite. 
Devoto da Santa Padroeira do Brasil desde criança o Itevaldo vai a Aparecida do Norte todos os anos. Recentemente dedicou boa parte do seu tempo para confeccionar uma réplica da Basílica que fica em Aparecida do Norte, São Paulo.
A miniatura foi colocada em um espaço reservado da Rua B, localizada no Morro do Pires no Bairro do Barreto, zona Norte de Niterói.
A rua passou a contar com um cantinho especial para o que (Val) considera uma das suas principais obras. Mesmo dividindo o tempo entre as tarefas de administração do seu comercio, conseguiu tempo para o projeto que demonstra toda a sua fé e devoção. O mesmo afirma ser devoto da Santa, e que as visitas a Catedral em São Paulo por quase vinte anos reforçaram ainda mais o carinho pela Padroeira do Brasil. Segundo ele, a idéia veio como forma de homenagem. Para começar ele fez pesquisas que incluíam o tamanho da igreja original. A Basílica que fica no interior de São Paulo é o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no vaticano. Somente a torre mede 100 metros de altura. São dezoito andares. 
E foi em toda essa dimensão de arte que (Val) se inspirou. Como ele já está acostumado com cálculos e medida fez quase tudo sozinho utilizando apenas uma foto como molde. 
Com tantos detalhes, ele precisou ter paciência. A réplica tem aproximadamente três metros de largura com Um e Oitenta de comprimento e possui a mesma cor que o santuário original, antes da reforma.

Inauguração

A inauguração contou com a presença e benção do padre Marcelo da Igreja de São Sebastião, além das dezenas de fieis e simpatizantes da santa padroeira do Brasil. Num clima de respeito e alegria, a benção ao espaço de oração foi concluída e celebrada por todos os presentes na localidade. 



Continuidade

Entrevistado, Val relata que ainda vai continuar embelezando a sua obra, e que o projeto agora é pintar com imagens da Santa Padroeira boa parte da área em branco em volta da réplica. 
A replica está disponível todos os dias para a visitação na comunidade. 

Confira as fotos do evento: