Pontos de ônibus da Alameda São Boaventura ganham grafite

Arte também visa coibir vandalismo na cidade, já que o governo gasta R$ 500 para remover cada pichação. Foto: Divulgação / Bruno Eduardo Alves
 Painéis de arte urbana, pintados no último sábado, no evento "Expresso Urbano", começaram a ser instalados nos abrigos das baias da Alameda São Boaventura, no Fonseca

Os abrigos de ônibus da Alameda São Boaventura, no Fonseca, foram transformados em obras de arte pelas mãos de grafiteiros da cidade. Os painéis foram pintados no último sábado, no evento “Expresso Urbano”, idealizado pelas Secretarias de Conservação e Serviços Públicos e Cultura e a Fundação de Artes de Niterói (FAN), e começaram a ser instalados ontem, nos abrigos nas baias da principal via do Fonseca.
A secretária municipal de Conservação e Serviços Público, Dayse Monassa, destacou a importância da iniciativa. 
“Transformar os abrigos de ônibus em painéis artísticos é uma forma de incentivar a arte urbana niteroiense e também coibir o vandalismo do patrimônio público”, afirmou a secretária.
Treze painéis foram pintados no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, por artistas selecionados pela FAN.
“É necessário que o cidadão se conscientize. Tudo o que é público é de todos nós, portanto, a população também deve ajudar a conservar”, salientou Dayse. 
De acordo com a secretária, o governo gasta cerca de R$ 500 para remover cada pichação, que também ocorrem em busto e outros monumentos da cidade. 
Uma segunda edição do “Expresso Urbano” será realizada no dia 26 de julho, no Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul da cidade. Na ocasião, outros nove equipamentos do mobiliário urbano da Alameda São Boaventura serão pintados por grafiteiros.

Fonte: O Fluminense