Cvt - Sg ganha novo Laboratório de Piscicultura e Depuração de Moluscos

Maria Cristina explica que a unidade é voltada para o setor da Pesca e fica no Gradim, em São Gonçalo. Foto: Lucas Benevides

Com uma unidade voltada exclusivamente para qualificação do setor pesqueiro, o Centro Vocacional Tecnológico -  CVT -  da Pesca, Aquicultura, Meio Ambiente / Faetec, que fica na localidade de Gradim, em São Gonçalo,
inaugurou nesta sexta, 26, mais uma importante estrutura para capacitação de mão de obra, o Laboratório de Piscicultura e Depuração de Moluscos, que vai contar com o que há de mais moderno na aquicultura brasileira.
“Esse laboratório representa uma nova etapa e uma nova concepção para a pesca, aliando sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, declara Maria Cristina Lacerda, presidente da Faetec. 
Além dos cursos gratuitos, o CVT de Gradim oferece ainda lanche e transporte para ajudar com as despesas e garantir que os alunos possam concluir os cursos. De acordo com Sergio Mattos da Fonseca, gestor da unidade, as qualificações oferecidas estão baseadas em uma pesquisa feita pela escola junto aos alunos. 
“Os alunos são pessoas que atuam na pesca e querem se qualificar. Os cursos oferecidos atualmente são de mecânico de manutenção de motores de pequenas embarcações, pintura de pequenas embarcações, carpintaria de pequenas embarcações e operador em beneficiamento de pescado. Além disso, ainda temos, auxiliar de pessoal, cozinheiro industrial, auxiliar de cozinha, confeiteiro, salgadeiro, padeiro, operador em computador, excel avançado, assistente administrativo e recepcionista”, explica Sergio.
“O curso de ambiente em Windows serve para eu entrar no mercado de trabalho, quanto para me atualizar. Tem me ajudado muito no meu dia dia”, afirma o assistente administrativo Ricardo Pereira, de 27 anos, que pertence a uma família de pescadores na localidade do Gradim.
Aluno do curso de carpintaria naval, Lélio Lopes Sales, de 56 anos, mais conhecido como Feijão, mora na vila de pescadores que fica bem ao lado do CVT. 
“Através do curso estou aprendendo a construir minha própria embarcação. O CVT é uma grande oportunidade, porque é uma escola voltada para nossa atividade”, afirma Feijão.
O CVT da Pesca, Aquicultura, Meio Ambiente FAETEC é uma parceria entre a Fundação Instituto e Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Fundação de Apoio às Escolas Técnicas do Rio de Janeiro (Faetec). A unidade atua com formação inicial, continuada, além dos cursos de qualificação profissional. Futuramente a escola pretende oferecer também ensino médio integrado a cursos técnicos.

Redação Barreto Online