Nova pista da Avenida do Contorno será aberta hoje

Trânsito será desviado para a nova pista, que possui quatro faixas de rolamento, sendo uma de acostamento que poderá ser usada para aliviar o fluxo. Foto: Lucas Benevides


Trecho sentido Espírito Santo, com 1,2 quilômetro, será usado por motoristas durante obras estruturais. A partir de janeiro terá início uma nova etapa das obras

Cerca de 1,5 quilômetro da nova pista da Avenida do Contorno, sentido Espírito Santo, será liberado ao trânsito a partir de hoje. Serão realizadas obras estruturais no viaduto que fica entre os quilômetros 322 e 320 e a antiga pista sentido Espírito Santo será parcialmente interditada.
De acordo com o Edmundo Regis Bittencourt, gerente de operações da Autopista Fluminense – concessionária que administra a via -, essa fase irá até 7 de janeiro.
“A nova pista possui quatro faixas de rolamento, sendo uma de acostamento, que em casos analisados, poderá ser usada para aliviar o fluxo. Ela será usada enquanto a pista sentido Espírito Santo estiver sendo reestruturada. Nessa primeira etapa, a via sentido Niterói não sofrerá alteração, permanecendo em duas pistas sem acostamento”, explicou o gerente.
Todo o processo será acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela NitTrans, para que os usuários da avenida não sejam pegos de surpresa.
“Desde a primeira reunião houve essa sinergia, cada sugestão foi devidamente analisada. Vamos priorizar a segurança, então peço a colaboração por conta desse pequeno transtorno, mas que é uma obra de extrema necessidade para região”, ponderou o delegado da PRF Francisco Paulo.
A partir de 8 de janeiro terá início uma nova etapa das obras, onde todo o fluxo da Avenida do Contorno será transferido para a nova pista. Nesse segundo momento, que segue até o dia 10 de fevereiro, serão realizadas obras de recuperação estrutural. O gerente de operações da Autopista Fluminense esclarece que, para que seja feita uma boa obra, esses períodos de interdição serão necessários.
“A terceira etapa começa no dia 11 de fevereiro, quando a pista sentido Niterói será fechada e a sentido São Gonçalo será aberta e usada para se chegar ao centro da cidade. A nova pista, com quatro faixas, será novamente usada para apenas um sentido (Espírito Santo). Isso foi pensado para ter uma condição melhor no período do Carnaval que começa no dia 12”, esclarece Edmundo Regis.
A última etapa começa no dia 24 de fevereiro, onde as duas pistas do viaduto são novamente fechadas e a nova será usada como mão dupla. 
“Temos previsão de que as obras estejam concluídas entre abril e maio do ano que vem. Essa variação depende da condição do tempo, que pode prejudicar o andamento das etapas. Se até dia 10 de fevereiro não conseguirmos seguir o cronograma, as obras podem ser postergadas até maio”, conclui Regis.

Passarela – Durante as etapas finais da obra da Avenida do Contorno, a passarela que fica na altura da Garagem da Viação 1001 será retirada para dar espaço a uma nova estrutura. Edmundo Regis Bittencourt explica que a antiga passarela só será retirada quando a nova estiver concluída e que essas obras não irão interferir no fluxo da via.
“Estamos nos mobilizando para que a construção da passarela seja feita em paralelo. Nos próximos dias estaremos dando início com as fundações”, afirmou. 

Por: Pedro Conforte      O Fluminense