Festividades do dia de São Sebastião começam hoje



O dia de São Sebastião é comemorado na próxima terça-feira, 20, mas as celebrações na cidade já começaram. Não só no Rio, cidade onde o santo é padroeiro, mas também em Niterói. Nas igrejas a movimentação também já está intensa - novena, missas, almoços, lanches e procissões vão marcar o dia, do também padroeiro do bairro do Barreto. Na Paróquia São Sebastião, no próprio bairro, as barracas de atrações e palco para shows já estão montadas.
Hoje, às 19h, o padre José Marcelo irá celebrar a missa de abertura da festa que será seguida de um jantar de confraternização da pastoral da saúde. Já amanhã, sábado, às 19h será celebrada uma missa especial de São Sebastião e às 20h a noite será marcada por um festival de pastel, na própria matriz da paróquia. Já o domingo, 18, será marcado por três misas: às 7h, 9h e 18h. Após a última celebração no palco da paróquia será apresentado show de música e os fiéis poderão comer doces e salgados nas diversas barraquinhas construídas no pátio.
Na segunda feira, 19, apenas duas missas serão celebradas, às 7h30min e 19h e após, a partir das 20h, será servido um jantar. E no grande dia, 20, às 5h30min será disparada a alvorada de fogos iniciando o dia de São Sebastião. A primeira missa começa às 6h seguida de celebrações às 7h30min, 9h e 10h30. O almoço será servido às 12h, com o tradicional churrasco. A parte da tarde mais celebrações vão reunir fiéis com missas às 14h, 15h30min e 17h. Já às 18h a procissão vai percorrer diversas ruas do bairro sendo encerrada a festividade às 19h com uma queima de fogos.

Por Raquel Morais    AtribunaRj