Prefeitura vai implantar sistema de monitoramento de segurança nos ônibus da cidade

monitoramento


A Prefeitura de Niterói anunciou nesta quinta-feira (9/4) que os equipamentos e sistemas de alerta e câmeras começam a ser instalados na cidade a partir da próxima semana.
Além dos portais de monitoramento, rastreamento de veículos e despachos de viaturas das forças de segurança, a prefeitura vai implantar o sistema de monitoramento de segurança pública nos 700 ônibus que circulam na cidade.


A missão oficial da prefeitura de Niterói em Madri tem como um dos objetivos agilizar a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp). Para isso, o prefeito, que está acompanhado dos secretários municipais de Ordem Pública, Marcos Jardim, e de Administração, Moacir Linhares, além do chefe do Centro de Comando e Controle da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Lima, teve um encontro com a alta direção da empresa espanhola que implantou o sistema de monitoramento na capital espanhola e na fronteira dos Estados Unidos com o México, e que será responsável pela implementação do sistema em Niterói.

O chefe do Executivo municipal pediu nessa reunião que a empresa antecipe o cronograma de implantação do Cisp. Na contratação do projeto, no início deste ano, a previsão era a de que o centro entraria em funcionamento no final do segundo semestre de 2015. No entanto, destacou o prefeito, em função dos problemas urgentes da segurança pública em Niterói, o pedido de antecipação para o primeiro semestre foi feito e será atendido pela empresa.

Outro objetivo da missão é a necessidade de se compatibilizar os sistemas tecnológicos do Cisp com os da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a partir da experiência bem-sucedida de Madri, para que as metas do projeto de Niterói sejam plenamente atingidas.

Para alcançar os objetivos da missão, o prefeito e a comitiva participaram de uma série de agendas, entre elas reuniões com a alta direção da empresa espanhola que está responsável pela implantação do Cisp e com técnicos que estão desenvolvendo a integração dos sistemas da Polícia Militar com o que será instalado em Niterói para que o projeto obtenha melhor performance.

Nesta quinta-feira o grupo foi recebido pelo diretor da Polícia Municipal de Madri, Antonio Arias, ocasião em que conheceu o Centro Integrado de Segurança Pública de Madri. o prefeito também esteve reunido com a direção do Centro de Controle Operacional do sistema de trânsito da capital espanhola, e acompanhou com detalhes como funciona a  operacionalização do transporte público e da sinalização da cidade. Junto com o Cisp, a Prefeitura de Niterói irá implantar, com recursos captados junto ao BID, o Centro de Controle Operacional da Nittrans e fará a modernização dos semáforos e a sincronização da sinalização semafórica.

Madri é a cidade europeia que tem o maior e melhor sistema de monitoramento por câmeras, junto com Londres. O chefe do Executivo municipal destacou a importância da missão para o desenvolvimento das ações de segurança pública em Niterói.

“A segurança pública é uma atribuição constitucional dos governos estaduais. Entretanto, desde o início da atual gestão da prefeitura, várias ações foram implementadas, como a construção de companhias destacadas, da Delegacia de Homicídios e a duplicação do efetivo da Guarda Municipal. Apesar do aumento dos efetivos e da redução de homicídios verificada nos últimos meses, isso ainda é insuficiente para devolver a tranquilidade para a população de Niterói. A implantação do Cisp é mais uma ação concreta da prefeitura no sentido de cooperar com as ações das forças de segurança pública. Nós conhecemos a experiência do sistema de monitoramento de Volta Redonda, de São Bernardo do Campo e de Madri. São três experiências distintas, desde a mais simples até a mais complexa. Nós temos que aproveitar as boas experiências e adequar à realidade de Niterói. Não tenho dúvida que com isso a nossa cidade terá o melhor sistema de monitoramento de segurança pública, com a melhoria da performance das forças estaduais de segurança. Seremos a única cidade com um centro integrado deste porte no estado e isso é muito importante para melhorar a qualidade de vida e para a consolidação de uma Niterói mais segura para as atuais e as futuras gerações”, afirmou o prefeito.


Governo eletrônico

A comitiva de Niterói também teve um encontro com representantes da área administrativa da gestão municipal de Madri. O grupo conheceu a implantação do processo eletrônico para a prestação de serviços à população.

“Conhecemos o sistema de monitoramento de segurança da cidade e estamos nos preparando para que o Cisp de Niterói atenda com eficiência as demandas da população nessa área. Também tivemos a oportunidade de conhecer na área administrativa o processo eletrônico, que é mais um projeto que começamos a estudar para implantar em Niterói e que trará muitos benefícios para os cidadãos, principalmente no que diz respeito à velocidade do atendimento. Isso tudo faz parte do processo de modernização da administração que vem sendo executada pela atual gestão”, explicou o secretário de Administração, Moacir Linhares.

Por Redação Barreto Online
Fonte: Prefeitura de Niterói