Duplicação da Avenida do Contorno será inaugurada nesta sexta-feira

Resultado de imagem para duplicação da avenida do contorno no Barreto - Niterói
Foto divulgação

Uma das mais importantes obras viárias da região metropolitana do Rio será inaugurada na manhã desta sexta-feira (7/8): a duplicação da Avenida do Contorno, que liga as cidades de Niterói e São Gonçalo.

  
Em uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, governos federal e estadual e a concessionária Autopista Fluminense, as obras foram iniciadas há dois anos. Foram investidos cerca de R$ 100 milhões.
Com as intervenções, as duas pistas da Contorno passam a ter, cada uma, três faixas de rolamento e uma para acostamento, que poderá ser utilizado como quarta faixa durante operações especiais em finais de semana e feriados prolongados. Como parte da obra, foi construído um viaduto de 400 metros de extensão.
A Prefeitura de Niterói tomou uma série de medidas importantes para que a obra seguisse o seu cronograma. Uma delas foi o reassentamento de 132 famílias (cerca de 400 pessoas) que viviam no entorno, como também a negociação com os estaleiros, que não tiveram suas atividades prejudicadas.
Como legado social da obra da Contorno, a Prefeitura e a Autopista inauguraram em março um Complexo Esportivo na comunidade Buraco do Boi, no Barreto.
O espaço de 1.750 metros quadrados conta com campo de futebol com iluminação, alambrado e sistema de drenagem, vestiários, uma pracinha com mesas e brinquedos e um centro comunitário onde os moradores poderão realizar eventos. A obra homenageou Fabiano Maia, que foi presidente da Famnit (Federação das Associações de Moradores de Niterói) e faleceu no ano passado.
Foram investidos R$ 750 mil na construção do complexo, que está beneficiando cerca de 5 mil pessoas.
"A obra da Contorno era aguardada há décadas em nossa cidade. É uma conquista importante. Ela só foi possível graças a integração do município com os governos federal e estadual. Além de viabilizar licenças para a obra, a Prefeitura dialogou com os estaleiros e auxiliamos no reassentamento das famílias que viviam na região. A Prefeitura e a Autopista Fluminense também realizaram importantes investimentos sociais no Barreto como contrapartida pelo impacto da obra", disse o prefeito de Niterói.
A Autopista Fluminense instalou nova sinalização, com instalação de pórticos, placas e marcações na pista. De acordo com a concessionária,  a Avenida do Contorno já apresenta a configuração operacional proposta em toda sua extensão conforme projeto aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)

Por Prefeitura de Niterói