Prefeitura planeja Guarda Municipal armada e centro de formação no Barreto.


Resultado de imagem para o salario do GM de Niterói é de

A Prefeitura de Niterói realizou na tarde desta sexta-feira (21.8), no Caminho Niemeyer, a cerimônia de recepção da terceira turma de guardas municipais aprovados no concurso realizado em 2014.
A nova turma é formada por 75 novos guardas, que farão o curso preparatório com duração de três meses. Com mais essa convocação, em menos de um ano a prefeitura incorporou mais 223 guardas ao contingente.
Após a formatura, a corporação passará a contar com mais de 500 guardas nas ruas da cidade. Os 148 guardas que já se formaram este ano após a participação nos cursos já atuam em patrulhamento de ruas em bairros como Santa Rosa, Região Oceânica, Centro, Icaraí, e Zona Norte da cidade. Além disso, trabalham em ações da Guarda Ambiental e dos grupos que compõem o quadro do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Região Oceânica.
O prefeito destacou que o aumento do efetivo da Guarda Municipal por meio do concurso público é mais uma iniciativa da prefeitura para contribuir com as forças estaduais de segurança.
“Desde o início a gente tem trabalhado com o princípio de cooperação com as forças estaduais de segurança. A segurança pública é uma atribuição constitucional do governo do Estado, mas em Niterói nós temos cobrado e cooperado. Foi assim com a construção das companhias destacadas da Polícia Militar, da Delegacia de Homicídios e fazendo também a nossa parte, com a Guarda Municipal. Fizemos um plano de cargos e remuneração que dobrou a remuneração dos guardas e também fizemos o maior concurso público da história da Guarda com a Universidade Federal Fluminense, que está trabalhando, inclusive, na formação desses guardas. Eu não tenho dúvida que a ampliação significativa da presença da força pública municipal nas ruas vai contribuir também para a segurança pública, cooperando com a atuação das forças estaduais”, afirmou.
O chefe do Executivo municipal disse, ainda, que no início de sua gestão a Guarda Municipal contava apenas com 290 homens.
“Nós estamos agora chegando a mais de 500. Em janeiro de 2016, nós vamos convocar mais uma turma, O que vai representar o dobro do efetivo nas ruas da cidade, com relação ao que nós assumimos. Por outro lado, isso permite ampliar os programas, como a implantação das bases integradas da Guarda e da PM. Na próxima semana vamos inaugurar a base no Fonseca, numa cabine que foi reformada”, disse.
O prefeito anunciou também que na próxima semana a prefeitura vai assinar um acordo  de cooperação com a Polícia Federal para iniciar o processo de preparação da Guarda para atuar armada, dispositivo que está previsto no Estatuto do Desarmamento e no Estatuto das Guardas Municipais.
“Essa não será uma ação de curto prazo, teremos um longo processo de formação e de planejamento. Vamos desenvolver programas de acompanhamento psicológico, criar corregedoria e, a partir dessas medidas, desenvolver o processo para que a guarda possa ser dotada de ferramentas mais efetivas de ação de cooperação com a Polícia Militar. Estou convicto que com a ação municipal e o trabalho integrado nós vamos avançar no sentido de Niterói ter mais segurança e dar tranquilidade aos cidadãos”, ressaltou o prefeito.
O secretário municipal de Ordem Pública, Marcos Jardim, disse que Niterói está vivendo um momento de grande importância.
"Já incorporamos duas turmas ao nosso contingente e daqui a  três meses eles estarão nas ruas da cidade. Nos orgulha saber que, além de termos oficiais competentes e graduados dentro dos quadros da guarda para treinar os futuros guardas, eles também estão sendo preparados por especialistas do mais alto nível da Universidade Federal Fluminense. Não tenho a menor dúvida que estamos rumando para nos tornarmos a melhor Guarda Municipal do Brasil, comprometida, bem treinada, focada com os interesses do município e trabalhando em prol do cidadão”, afirmou Jardim.
O prefeito ainda anunciou o mês de inauguração do primeiro centro de formação da GM. “Em março do ano que vem vamos inaugurar, no Barreto, o primeiro centro de formação da Guarda Municipal. Será um grande complexo com estande de tiros, salas de aula e vestiários. Será uma cidade com todas as condições para oferecer à GM uma formação e uma reciclagem para melhor ambiência de trabalho”, concluiu. 

Fonte : Prefeitura de Niterói