Sucateamento de brinquedos do Horto do Barreto preocupa frequentadores

Foto: Arquivo B.O


O Horto do Barreto, na Avenida Luiz Palmier, Zona Norte de Niterói, é um queridinho do bairro segundo os moradores.

Mas a falta de conservação incomoda e prejudica a utilização do parque. Os brinquedos da área infantil estão quebrados, com a pintura descascando e outros se encontram até remendados com fita crepe. A Prefeitura de Niterói garante que já vistoriou o espaço.
Para a funcionária pública aposentada Marina Pacheco, de 62 anos, a limpeza e a manutenção de todos os espaços do horto deixam a desejar. “Os parafusos de alguns aparelhos da academia estavam soltos e falamos com a administração e eles resolveram depois de muito tempo. Também falta graxa em outros equipamentos que acabam se desgastando mais facilmente. Algumas vezes também achamos muito lixo no horto e esses quesitos poderiam melhorar”, explicou.
A professora Helena Vilela, de 57 anos, diz que o mau uso do espaço público também colabora para o atual estado dos equipamentos. “Temos que ter mais carinho com as coisas que são de todos. A gangorra está quebrada e quem perde são as crianças que querem passar tempo na academia. Acaba que se não tiver fiscalização tudo vai ser destruído e podemos perder essa área de lazer que é tão importante para o bairro”, comentou.
A Prefeitura de Niterói explicou que a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) vistoriou os brinquedos do Horto e irá providenciar a troca dos equipamentos avariados. A administração municipal, no entanto, não divulgou datas para a troca.


Por Raquel Morais    AtribunaRj