Conjunto habitacional na Venda da Cruz, obras a todo vapor


Foto: Marcelo Feitosa

As obras de construção das unidades habitacionais do Residencial Venda da Cruz, no bairro de mesmo nome, em São Gonçalo, estão em ritmo acelerado.
O local, onde funcionava o antigo 3° Batalhão de Infantaria do Exército na cidade, receberá 1.240 moradias até dezembro do ano que vem. De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, mais de 20% das intervenções estão concluídas.
Segundo o órgão, as obras foram iniciadas em novembro do ano passado e estão transformando o local em um pequeno bairro. As unidades vão receber famílias que ficaram desabrigadas após enchentes, ou que viviam em áreas de risco de Niterói e São Gonçalo.
“Antes estava muito abandonado, bandidos acabavam entrando, e com isso ficava muito perigoso andar pela região, principalmente a noite. Após o término, vai ser um lar para várias famílias, será muito bom”, disse Lúcia Silva, de 43 anos, moradora do bairro.Serão 62 blocos de unidades habitacionais e cada residência, que faz parte do programa federal “Minha casa, Minha vida”, terá cerca de 43 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro. No total, 79 mil metros quadrados serão ocupados por antigas e novas edificações, com preservação da área verde no restante do terreno.
A Secretaria informou que o investimento para implantação do complexo urbano foi realizado em parceria do governo federal e estadual, no valor de R$ 117 milhões, além da compra da propriedade.Além da construção e reforma das unidades, também faz parte das obras a urbanização, com pavimentação das ruas e construção de alamedas e praça com coreto. Serão instaladas ainda redes de abastecimento de água, uma pequena Estação de Tratamento de Esgoto, além de iluminação pública.
Por Marina Assumpção    O Fluminense