Fortes ventos na tarde de ontem em Niterói


91km/h
Foto: Gabriel Felice

Fortes ventos vindos do mar atingiram Niterói na tarde de ontem e devem permanecer na cidade pelos próximos dias.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esperava rajadas de 50 a 90 km/h, mas a estação climatológica da Ponte Rio-Niterói marcou o pico de 91 km/h na tarde de ontem, o que levou a Ecoponte – concessionária que administra a via – a realizar um esquema especial para amenizar os efeitos dos ventos para os motoristas. Pela cidade, as mulheres eram as mais afetadas, por ter que segurar o cabelo e os vestidos que voavam. Uma placa caiu na Avenida Marquês de Paraná, por conta dos fortes ventos.
O Inmet expediu um alerta por conta dos ventos fortes para toda a área costeira do Estado. Além disso, chama a atenção para o perigo de ressaca e de ondas altas. De acordo com o instituto, o vendaval que tem previsão de continuar até a madrugada de sexta-feira é causado pela passagem de uma frente fria. Por conta disso, a partir de hoje a temperatura começa a cair e pancadas de chuvas podem acontecer em todo Estado, porém o Inmet explica que a temperatura deve se manter na casa dos 30ºC. Apenas a partir de segunda-feira o tempo nublado começa a tomar o céu do Estado.
Para meteorologistas, os ventos começam a ser considerados fortes a partir de 80 km/h e ontem a Ecoponte registrou 91 km/h por volta das 16 horas, maior marca registrada desde que a empresa assumiu a concessão. Por conta disso, dois caminhões-guincho foram colocados para atravessar a Ponte nos dois sentidos, com intuito de reduzir a velocidade dos veículos e formar comboios. Segundo Ecoponte, a medida foi usada para reduzir o balançar da Ponte Rio-Niterói. Além disso, painéis com aviso de redução de velocidade também foram utilizados para sinalizar os motoristas.
Pelas ruas de Niterói, principalmente as próximas das praias, pessoas tentavam se abrigar da maneira que podiam da poeira que o vendaval levantava. Mulheres se desdobravam para segurar o vestido e o cabelo ao mesmo tempo. “Este tempo está maluco, ontem um sol forte e calor e agora esse vento. Nunca sabemos o que esperar”, desabafou Raquel Ferreira.
Além disso, uma placa despencou de cima de uma loja na Avenida Marquês de Paraná, no Centro. Um acidente grave só não aconteceu porque fios de alta tensão seguraram a placa. Apesar disso, uma faixa foi interditada e agentes da Defesa Civil e da Ampla estiveram no local.
Por Pedro Conforte    AtribunaRj