Novo campus do Colégio Pedro II no Barreto, pronto para a inauguração em 2016 !


O novo Campus Niterói já está pronto. Com inauguração prevista para abril de 2016, o ano letivo já começa no novo prédio, segundo informaram o reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halac, e o diretor-geral do Campus, Marcelos de Carvalho Caldeira.

De acordo com Marcelos, o Campus já recebeu parte do mobiliário para equipar os laboratórios de Química, Física e Biologia, além da biblioteca. Ainda segundo o diretor-geral, estão sendo aguardados para o início de 2016 os móveis e equipamentos dos demais espaços do colégio.
O reitor Oscar Halac ressalta a importância do novo Campus para a comunidade de Niterói. “Essa foi uma promessa feita em 2006, quando da criação da unidade descentralizada de Niterói”, observou.
Inicialmente, o Colégio funcionou em uma escola do município, passando, no ano seguinte, para o Ciep Governador Roberto Silveira, no Bairro Barreto, onde também foi construído o novo prédio. 

Arquitetura contemporânea

O novo Campus  tem 10.417,64 m² de área total, sendo 6.441,30 m² de área edificada construída. De arquitetura contemporânea, possui aspecto clean, ambientes amplos e grandes espaços abertos, repletos de ventilação cruzada e iluminação natural.
Para sediar o novo Campus, foi  construído um prédio novo, com área total de 5.137 m². No primeiro andar, encontram-se 15 salas de aula com 58 m² cada, todas equipadas com ar condicionado, ventiladores e forro acústico. No mesmo piso, foi construída uma quadra poliesportiva, equipada com arquibancada, vestiários, salas para atendimento e guarda de material esportivo.
No pavimento térreo do prédio novo, encontra-se a área administrativa do Colégio, com mais de 240 m² e 12 ambientes, todos climatizados. Nesse nível estão seis dos oito laboratórios da escola: Línguas Estrangeiras, Artes, Biologia, Química, Física e Humanidades. O pátio coberto tem 1.140 m² de área e possui arquibancada, cantina, sala do Napne, grêmio e enfermaria.
Também foi reformada uma edificação existente, com 990 m² de área. No térreo, foram construídos o refeitório de alunos e de professores, cozinha industrial, despensa, vestiários, pátio interno e o castelo d’água. No primeiro pavimento, estão o laboratório de Informática, sala de música, ampla biblioteca e auditório com capacidade de 143 lugares.

Integrando o prédio novo ao reformado, existe uma passarela em estrutura metálica, interligada ao elevador panorâmico, projetado para atender aos portadores de necessidades especiais. O novo Campus Niterói é acessível, possui sinalização, piso tátil e rede de incêndio. Estão distribuídos em toda a nova unidade 11 blocos de banheiros e vestiários, masculino, feminino e para portadores de necessidades específicas.
De acordo com a engenheira fiscal da obra, Francielly Andrade Madeiro, durante a construção foram empregadas soluções modernas e arrojadas de engenharia, como a grande cobertura termo acústica do tipo roll-on, que se estende por todo o prédio novo com vão livre de 34 m, lajessteel deck e toda a edificação nova em estrutura metálica. A infraestrutura da nova unidade também conta com fossa séptica, estação elevatória de esgoto, subestação de alta para média e baixa tensões e sistema de reaproveitamento de águas pluviais.

Fonte: Colégio Pedro II