Chuva, a culpa é só dela?



Niterói está em estado de alerta por conta das chuvas que atingiram a cidade, no final da tarde de ontem, houve relatos de ruas alagadas em vários bairros.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Estado do Rio de Janeiro está em alerta de perigo – nível 3 de um escala que vai até 4 – por conta do acumulo de chuva. De acordo com meteorologistas do Instituto o alerta vai até hoje, porém há a previsão de ser estendido durante todo o fim de semana por conta da frente fria que chegou no Estado e a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul que está trazendo as nuvens de chuvas da Amazônia.
Ontem, em poucos minutos de chuva, vários bolsões de água podiam ser vistos por diversas ruas da cidade. Em alguns pontos, até a calçada estava tomada por água, fazendo as pessoas andarem com cuidado para não cair em nenhum buraco. Na Rua Jornalista Moacir Padilha um pedaço de árvore caiu em cima de um carro estacionado. Nas intermediações do Estádio Caio Martins, no Santa Rosa- entre a Rua Presidente Backer e a Avenida Roberto Silveira – motoristas tiveram dificuldade por conta das vias alagadas.
Na Zona Norte, mais especificamente no bairro Engenhoca, houve relatos de carros praticamente tomados pelas águas e quase sendo arrastados. A Rua Coronel Guimarães foi uma das mais prejudicadas, ficando completamente intransitável. A NitTrans informou que durante a chuva, as principais vias da cidade apresentam engarrafamentos por conta das fortes chuvas.
Segundo a prefeitura, os bairros que registraram os maiores índices pluviométricos foram Centro, Praia de Icaraí, Largo da Batalha e Piratininga. A maior intensidade de chuva ocorreu no Centro: 17,16 mm em 30 minutos, considerada pancada muito forte. Apesar dos relatos, e relação a pontos de alagamento, a prefeitura registrou apenas nos bairros de Santa Rosa, Icaraí e Centro.

De acordo com Marilene Leal, meteorologista do Inmet a frente fria já se está no Estado desde o início da semana e somada a Zona de Convergência, vai trazer chuva para Niterói e para todo o Rio de Janeiro até segunda-feira. “A previsão é que chova uma média de 30 a 40 milímetros, mas haverá locais que haverá mais chuva. Neste fim de semana também há previsão de ventos, que podem chegar a 60 km/h”, esclareceu a meteorologista.

Recomendações
O Inmet recomenda que durante este alerta de perigo, por conta das chuvas, a população tome algumas medidas para evitar acidentes; Colocar em lugares altos móveis e utensílios (bem protegidos). Desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia. “Se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais, se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras”, esclareceu o Instituto em seu site, que alerta a população a procurar à Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193), para qualquer dúvida.


Por Pedro Conforte         AtribunaRj