MEMORIAS DO BAIRRO


 Memorias do Barreto
_______________________________________________________________________

Fotos atuais do bairro do Barreto 

                                     Praça do Barreto





     Clubes do bairro











                            Praça do Lago do Barradas             Barreto Noite

                            Avenida Luiz Palmier



   

 

 Fotos do barreto Panorâmico

 


 

 


Vitor Silva

 







Pavilhão da Escola técnica mais tradicional de Niterói, situada no Barreto a Escola Técnica estadual Henrique Lage trás até os dias de hoje a qualidade do ensino técnico publico do estado.





                            Horto Florestal do Barreto

                            Horto do Barreto (dias atuais), local onde hoje além de abrigar a secretaria do bairro      serve também como área de lazer  e espaço cultural com eventos sempre realizados ao sabados e domingos.

  







___________________________________


Arquivos Históricos


VIDEOS
 Click no vídeo para executa-lo
No vídeo acima, datado do inicio da década de 90, você pode verificar o que mudou no nosso bairro daquela década para os anos atuais, o vídeo passa um pouco da historia do bairro com imagens sensacionais relatadas em vídeo. Para quem viveu a década de 90 vale a pena relembrar vendo esse documentário.

 
Com a chegada de duas importantes fábricas, a Fiat Lux, de palitos de fósforos, e a Companhia Fluminense de Tecidos, foram instaladas vilas operárias, desenvolvendo-se
assim uma infraestrutura básica no local. Outras fábricas de tijolos, vidro, saponáceos e inclusive estaleiros também se estabeleceram no bairro. Acima apresentamos um comercial da Fiat Lux, fabrica de fósforos.
.


FOTOS



A foto ao lado (Histórica) datada do ano de 1902 representa  a então extinta praia do Barreto mais precisamente hoje  local onde se encontra o cimiterio do Maruí. (Observem logo atrás a ilha das Flores, local onde hoje encontra-se o quartel de fuzileiros navais)





 
O Barreto na década de trinta era considerado o maior bairro industrial do Brasil, ao lado um cartão postal da época com a imagem da praça do Barreto  provando o feito.




Barreto Football Club foi fundado no dia 14 de julho de 1912 por funcionários da Cia. de Phosphoros de Segurança Fiat Lux, no bairro Barreto, Niterói. Disputou em 1914 o torneio organizado pelos clubes de Niterói, e a partir de 1916 do campeonato instituído pela Liga Sportiva Fluminense, comandante do esporte no antigo Estado do Rio de Janeiro. Leia Mais




Byron Football Club.png 
BYRON F.C Foi um dos maiores clubes do esporte fluminense pré-fusão com o Estado da Guanabara. Surgiu em um terreno alugado da Fábrica Manufatora de Tecidos, e seu nome, inspirado no poeta inglês Lord Byron, foi uma homenagem aos britânicos da fábrica.
Seu uniforme era vermelho com uma cruz branca e seu maior rival o Barreto Football Club. Leia Mais



 

 

Formandos da turma de Eletrotécnica de 1976, do Colégio Industrial Henrique Lage.



                                                                                                     
  

O Barreto tem como um de seus maiores orgulhos, a quadra sede da escola de samba unidos do Viradouro, o bairro também era muito conhecido pelo tradicional carnaval de rua nos anos 60. Ao lado você visualiza uma imagem do desfile da Viradouro campeã de 1997.





A 80ª Delegacia Policial, funcionou no bairro Barreto (rua Dr. March) até o início do ano de 1996, quando foi desativada juntamente com a 2ª DP do bairro da Saúde, no Centro do RJ.
Com a sua desativação a 78ª DP, Fonseca passou a atender toda a demanda daquela, o que aumentou, em muito, o seu volume de atendimento e registros de ocorrências.







 Ilha dos porcos no litoral do bairro Barreto, Niterói.
Ela possui esse nome porque no passado havia um criadouro de porcos no local.
Fonte da foto: blog Guia pesca de praia
Segundo o referido blog, é hoje em dia um excelente local para pesca.






 Floriculturas antigas em frente ao cemitério do Maruy, Barreto, Niterói, sem data






Ao lado você pode visualizar uma foto da antiga casas Sendas encontrada na subida da ponte, nos dias atuais rebatizada pelo grupo Pão de Açúcar como "Assai".        (foto tirada nos meados dos anos 90)                







   
Nessas duas fotos você pode visualizar a estação de trem BARRETO, a segunda imagem acima consta do inicio da década de 90. Já a primeira imagem consta da estação nos dias atuais.






Tradicional Baile de Carnaval do Clube Humaitá na rua Guimarães Júnior no Barreto, provavelmente anos 40...
Foto de Manoel Fonseca

Dia de São Sebastião foi comemorado com várias missas na igreja do santo, no Barreto. Procissão percorreu as ruas do bairro à noite. Foto: Márcio Oliveira  

 

 

 

O dia de São Sebastião também é comemorado no Barreto, todo dia 20 de Janeiro acontece uma grandiosa e tradicional procissão nas ruas do bairro, carregando em media de 13 à 15 mil fieis todos os anos.

 





BONDE 610 LINHA Neves, passando pelo cruzamento do Barreto Rua Gal. Castrioto quase esquina com rua do Dr. March, 1958...
Foto de Raymond DeGroote
                                                    




 

Trilhos da estação Santana do Maruy, conhecida atualmente como "Central Flumitrens" , inaugurada em 1871...
Estação Santana do Maruy. Sem data.
                                             
                              



  
 Fábrica de Fósforos BRILHANTE  "M.M. Ferreira & Cia. - Esta sociedade em comandita tem um capital de Rs. 200:000$000 e é proprietária da importante fábrica de fósforos Brilhante, situada em Barreto, em Niterói, à Rua de Sant'Anna, 149-A
Os seus produtos obtiveram um Grande Prêmio na Exposição Nacional de 1908, empregava 350 operários, entre homens, mulheres e "crianças".



 Fabrica de "Fosforos Fiat Lux", Barreto, divisa com S. Gonçalo, hoje no lugar existe o Estacionamento do Supermercado Carrefour, mais precisamente o canal, que foi desviado quando da construção do Mercado e hoje passa exatamente onde ficava o corpo da antiga fábrica...                                                                      



Ilha da Conceição 1957, Bairro muito importante para a cidade de Niterói, nos dias de hoje popularmente conhecido por ser local com grande concentração de empresas do ramo naval.





 Pista de bicicleta - Horto do Barreto 1981

Quadra de esportes - Horto do Barreto 1981
  Pista de bicicleta - Horto do Barreto 1981



Av. do Contorno, Barreto - 1979


Praça Enéas Carneiro, Barreto - 1979 


Inicio da Av. Pres. Craveiro Lopes, prox. a antiga casa noturna Night House. Barreto - 1981

Cemitério do Maruí, no Barreto - O cemitério do Maruí, no Barreto, em Niterói, não possuia capacidade suficiente para enterrar todas as vítimas da tragédia. Uma semana antes do Natal de 1961, o incêndio do Gran Circus Norteamericano deixou mais de 370 mortos e 120 mutilados. Foi a maior tragédia já vivida em Niterói e causou comoção no mundo inteiro, com votos de pesar inclusive do Papa João XXIII.  A cidade ficou traumatizada e só voltou a ver um circo 14 anos depois.






Galeria de fotos de Alguns dos modelos de colectivos usados por nossa conhecida e lendária companhia Expresso Barreto, Provavelmente vocês irão lembrar de alguns.


                              










Se você possui algum arquivo antigo relacionado ao nosso bairro, envie-nos, pois teremos o maior prazer em divulgar suas memórias em nosso portal.    

Participe!

contato: contato@barretoonline.com